Twitter
Twitter
Twitter

2ª encontro da Rede de Aprendizagem é realizado em Araraquara

07/04/2017 - Araraquara

Durante todo o dia 06 de abril de 2017 foi realizado no município de Araraquara o segundo encontro da Rede de Aprendizagem na Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água, que está sendo realizado ineditamente no Brasil pela ARES-PCJ, com apoio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental – do Ministério das Cidades do Brasil – e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Durante a manhã, o Consultor especialista em Gestão de Energia Elétrica, Evandro Romanini, apresentou a palestra “Diagnósticos dos contratos de fornecimento de energia” e ainda realizou exercícios com os participantes do encontro sobre “Identificação de Medidas de Eficiência Energética”.

 

Palestra de Evandro Romanini.

 

No período da tarde, as palestras foram ministradas pela Coordenadora da Rede de Aprendizagem na Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água – ProEESA, Rita Cavaleiro, que abordou temas como “Indicadores de Gestão de Faturas Energia” e ainda participou do momento de revisão de temas já abordados anteriormente.

Palestra de Rita Cavaleiro.

 

Quem também palestrou no segundo encontro da Rede foi o Especialista em Gestão e Perdas de água, Guilherme Bechuate, que apresentou três temas: “Balanço Hídrico – ferramentas complementares para calibração e análise de sensibilidade”, “Balanço Hídrico – documentação e sistematização dos processos de carregamento” e, por fim, falou sobre “Organização Institucional”. E ainda foi apresentado um caso de estudo do município de Indaiatuba, pelos representantes do SAAE Indaiatuba, Alexandre Tralli e Thiago Dutra.

O segundo encontro da Rede de Aprendizagem contou com aproximadamente 50 pessoas, entre representantes dos 13 prestadores de serviço de água e esgoto selecionados para o projeto, palestrantes e a equipe da ARES-PCJ.

Sobre a Rede de Aprendizagem ProEESA

O projeto da Rede de Aprendizagem é inédito no Brasil e é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades do Brasil, juntamente com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, que cooperam no Redes de Aprendizagem na Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água - ProEESA e escolheram a ARES-PCJ para ser a primeira Agência Reguladora a dar início a esse trabalho no país.

A seleção dos 13 prestadores de serviço ocorreu através de Chamada Pública, seguido de pontuações que indicavam dentre outros fatores, a relevância das perdas de água na rede de distribuição, o custo da energia elétrica, bem como o compromisso para elaboração do plano de gestão de perdas de água e energia. 

  • 10.964
    seguidores
  • 1564
    análises de água
  • 59
    municípios associados
  • 96
    ouvidorias itinerantes
  • 2575
    inspeções em fiscalizações
  • Telefones ARES-PCJ |  19 3601-8962    |    19 3601-8962    | OUVIDORIA 0800 77 11445 / (19) 99954-2370

ARESPCJ 2015. Todos os direitos reservados.

Cereja.in